Saiba os principais Direitos do Consumidor no mercado digital!

Com o crescimento do mercado digital, o comércio de cursos online, e-books e mentorias se tornou cada vez mais popular e está em amplo crescimento. Por isso, é essencial que os consumidores e infoprodutores conheçam quais são os direitos e garantias aplicáveis na compra e venda de infoprodutos.

01. Direito de Arrependimento

O direito de arrependimento é uma garantia prevista no Código de Defesa do Consumidor que permite aos consumidores desistirem de uma compra realizada fora do estabelecimento comercial físico em até 07 dias corridos após a aquisição do produto ou serviço.

Esse direito é aplicável aos infoprodutos, como cursos online, e-books e outros conteúdos digitais adquiridos na modalidade online.

Para ilustrar a situação: Imagine que você comprou por impulso um curso online de marketing digital. Após assistir às primeiras aulas, você percebeu que o conteúdo não atende às suas expectativas ou não é adequado para você. Nesse caso, você pode exercer seu direito de arrependimento, desde que esteja dentro do prazo de 07 dias corridos após a compra.

Para fazer isso, basta que o consumidor entre em contato com o infoprodutor ou com a plataforma de venda do curso, informando que deseja desistir da compra. Não é necessário apresentar um motivo específico, mas é importante respeitar o prazo estabelecido pela legislação.

O(a) infoprodutor(a) ou a plataforma de venda deve efetuar o reembolso integral do valor pago, o mais rápido possível, de acordo com a forma de pagamento utilizada na compra.

Alerta: muitos infoprodutores oferecem um “prazo de garantia” nas páginas de venda. No entanto, essa garantia não se confunde com o prazo para exercício do direito de arrependimento. Portanto, em tais casos, o “prazo de garantia” fornecido na página de vendas, em regra, é somado ao prazo de direito de arrependimento. Portanto, se o infoprodutor fornece “07 dias de garantia”, o consumidor terá 14 dias para se arrepender da compra.

02. Direito à informação

O consumidor de infoprodutos tem direito a informações claras, precisas e completas sobre o infoproduto, incluindo sua funcionalidade, número mínimo de aulas que eles encontrarão no curso, preço, forma de pagamento, como e quando será feita a entrega.

Todo tipo de informação relevante sobre o infoproduto deve ser apresentada de forma acessível, compreensível e transparente, permitindo que o consumidor faça uma escolha consciente e informada.

03. Garantia de que a oferta será cumprida

Os infoprodutores têm a obrigação de entregar um produto de qualidade e que corresponda ao que foi ofertado na página de vendas do produto ou no evento de lançamento.

É essencial que tudo aquilo que foi prometido na oferta, seja cumprido, sob o risco de o(a) infoprodutor(a) ter que arcar com eventuais prejuízos judiciais pelo não cumprimento da oferta.

Para ilustrar a situação: se na página de vendas ou no evento de lançamento de um curso, o infoprodutor prometeu que todos os alunos receberão 02 Ebooks como bônus pela aquisição do infoproduto, esse produtor deve cumprir essa oferta, por mais que seja um bônus.

Caso a oferta não seja cumprida o consumidor tem o direito de exigir a entrega do que foi ofertado, a devolução integral do valor pago ou o abatimento proporcional do preço pago pelo produto.

04. Acesso a canais de atendimento e suporte

Todo(a) infoprodutor(a) deve disponibilizar canais de atendimento eficientes e acessíveis para que os consumidores possam tirar dúvidas, solicitar suporte ou realizar reclamações.

Pelas políticas e práticas de Direito do Consumidor, quem fornece produtos ou serviços deve disponibilizar canais de atendimento ao consumidor.

Além disso, o consumidor de infoprodutos tem o direito de recorrer a órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, em caso de problemas não resolvidos com o infoprodutor ou com a plataforma de acesso ao produto (cenário que todo infoprodutor deve evitar para zelar sua imagem).

05. O que os(as) alunos (as) não podem fazer?

Existem algumas práticas ilegais que estão aparecendo com frequência no mercado digital e que não possuem qualquer embasamento quando falamos em direitos do consumidor de infoprodutos.

a) Compartilhar com terceiros o login e a senha de acesso ao curso: caso o compartilhamento não seja expressamente autorizado pelo produtor, a atitude pode caracterizar a prática de violação de direitos autorais;

b) Compartilhar com terceiros ou colocar à venda os materiais fornecidos pelo curso/infoproduto: a atitude pode caracterizar a prática de violação de direitos autorais;

c) Solicitar reembolso imotivado fora do prazo de garantia fornecido ou fora do prazo para exercício do direito de arrependimento;

d) Abrir reclamações sobre o produto sem qualquer fundamento ou que não condizem com a verdade, em plataformas como o “Reclame Aqui”.

Praticar qualquer uma dessas atitudes é praticamente pedir para ter problemas sérios com infoprodutores(as), além das consequências jurídicas e administrativas que você pode acabar tendo que enfrentar.

Quando estiver no papel de infoprodutor(a), é importante que você saiba quais os direitos do consumidor que você deve garantir ao fornecer produtos e serviços no mercado digital.

Assim, você evita qualquer espécie de problema com seus alunos e alunas, gera credibilidade, respeito, autoridade e colabora para o crescimento de um mercado digital mais seguro, confiável e transparente.

E se você precisar de suporte jurídico para garantir o respeito aos direitos do consumidor no mercado digital, recomendo que você entre em contato com um(a) advogado(a) especializado(a), para garantir seus direitos.

Open chat
Olá! Tudo bem com você?

Como podemos te ajudar?